Analytics

domingo, 14 de abril de 2013

A Barata e as Formigas


Ela estava ali, como no livro do Kafka (Metamorfose) de cabeça para baixo, cercada de formigas. Parecia morta, e as formigas, como sempre, estavam carregando o cadáver para o formigueiro.
Mas imaginem, as formigas são pequenas e ela não era das menores. Havia um exército delas para fazer esse trabalho.

Abrindo um parênteses eu, particularmente, acho as formigas muito cruéis. O mundo vai acabar em formigas, não em baratas. Formigas comem baratas. São organizadas, mega inteligentes enquanto as baratas, coitadas, são uns gigantes idiotas perto delas.

A coitada da barata, não faz nada. Só é feia e anda nos esgotos. Aí que nojo! Mas formigas, além de "picar" todo mundo, comem baratas e nós comemos formigas, porque elas invadem nossa vida de um jeito, que é impossível se livrar delas. Estão no nosso açúcar, no suco que ficou 5 minutos no seu criado mudo, no café, no bolo, na pizza ou em qualquer coisa comestível que essas minúsculas criaturas encontrarem. Sempre em bando. Covardes e, agora eu sei, assassinas cruéis. Portanto, lembrem-se, nós comemos baratas por tabela.

Sem falar nas plantas que elas também detonam. Aliás, pra que servem mesmo as formigas? Para carregar cadáveres de outros animais e alimentar suas amigas que vão dominar o mundo?

Voltando à cena da barata. Enquanto eu observava aquele trabalhão todo, vi a barata mexer uma patinha, pensei, estou vendo coisas. Olhei de novo e ela mexeu as duas patinhas, num gesto de "me salve pelo amor de Deus". Ela estava viva e sendo comida pelas formigas. Fiquei tentada em salva-la, mas ela já estava meio comida, não teria uma sobrevida muito longa. E afinal as formiguinhas queridas precisam de alimento para dominar o mundo.

Elas levam em torno de doze horas para desaparecer com a barata. Viva ou morta. Se uma formiga fosse do nosso tamanho, seria um monstro terrível capaz de carregar um telhado de uma casa, cada uma, imaginem aos montes. Formigueiros seriam maiores que as pirâmides (que vai saber se não foram construídas por elas, numa mutação da antigüidade onde morreram todas numa era glacial). Pois se tem uma coisa que elas não gostam é frio. Comprove isso colocando um doce cheio de formigas na geladeira. Sumirão todas, menos aquelas que ficaram grudadas, dependendo do doce. Que a gente acaba comendo assim mesmo.

A lenda da cigarra e da formiga tem fundamento, elas realmente caçam e colhem no calor e somem no frio. Não porque não tenha mais alimento. Mas por conforto puro, de ficar no formigueiro quentinho, cheio de comida. Fica tão bom lá que elas esquecem de nós, humanos produtores de alimentos para elas e das pobres baratas que devem fazer uma festa no inverno sem essas predadoras por perto.

Aceitem, vivemos sobre um formigueiro gigante, se elas resolvessem sair todas ao mesmo tempo estaríamos perdidos. 

Nossa sorte, passageira, é que elas ainda são relativamente pequenas. E minha sorte é que não vou viver para ver o mundo das formigas. Que planeta dos macacos que nada, será um planeta das formigas! 

E as baratas? Essas, pobres coitadas, vão continuar pagando o pato. Sendo odiadas, massacradas, esmagadas num baraticídio mundial, só porque são feias e andam pelos esgotos. Mas comer formiga, "faz bem para a vista", como dizia minha avó.

2 comentários:

Anônimo disse...

se comer formigas faz bem para a vista, então comer baratas faz melhor ainda!!!
pois se formiga come barata, comer uma formiga deve ser bem pior do q comer uma barata!
^^
gostei de "A barata e as Formigas"
acho que sua história vai me ajudar muito no colégio!
abrass
-hls

Anônimo disse...

Dó das baratas ?
Meu chinelo iria acabar com as formigas e as baratas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...