Analytics

domingo, 16 de outubro de 2011

Boca aberta pode entrar doce... ou mosca




Será que as pessoas que expõem demais o que pensam nas redes sociais, se complicam?
Sim, porque antes a gente pensava, mas se não tivesse com quem falar, ou escrevia num papel ou guardava para gente mesmo.

Hoje não, basta vc ter um computador, um pouco de coragem e pronto, alguém vai ouvir o que vc pensa. E quem ouve vai opinar, vai julgar vai fazer uma imagem de vc a partir do que vc pensa. Sem te conhecer pessoalmente.

A intimidade adquirida nas redes sociais é ilusória mas não é, porque vc não conhece a pessoa, mas vc sabe o que ela pensa, o que sente, o que come, onde vai, sabe do humor, da disponibilidade, sabe-se tudo.

Essas redes possibilitam encontros absolutamente improváveis e reencontros mais improváveis ainda. Quem diria que aquele seu primeiro namorado lindinho! Iria aparecer em forma de bagulho vinte anos depois? E aquela gata da escola que vc morria de inveja e agora da 3 de vc? Tem também aquele que ninguém dava nada e hoje é alguém lindo e de sucesso. E aquela que entra ano e sai ano e ela continua linda, mesmo depois de 4 filhos! Esse lado é muito legal! Nunca mais veríamos colegas de escola, de faculdade, amigos perdidos de infância, agora as pessoas estão distantes, mas estão perto. E queira ou não. Expostas.

Acho incrível a criatividade dos fakes que criam personagens, para se proteger e ter mais liberdade de dizer o que pensam.
O perigo desses Fakes é que quase sempre o personagem é milhões de vezes melhor que seu autor, principalmente fisicamente. Vc acha mesmo que aquela gostosa que fala um monte de coisas sensuais é mesmo uma gostosa? Ou aquele garanhão tarado e descolado que fica te chavecando como ninguém, acha que ele é realmente bonito? E garanhão? Kkk

Essas ilusões e desilusões são muito loucas. Mas eu acho que tem um significado importante. A solidão das pessoas diminuiu. Só fica sozinho hoje, sem ter com quem falar, quem quiser, ou quem não tem acesso a um computador.

Tem um outro mar de gente que se alimenta das pessoas expostas. Os “Voyeuristas” das redes sociais, aqueles que não participam, não alimentam, não falam o que pensam apenas ficam lendo, vigiando... e por muitas vezes vivendo a vida de outra pessoa. Que parece ser tão mais brilhante que a deles. Será que é?
Será que aquele que está se expondo não é o que mais necessita de atenção? Não é ele que está ali “desperdiçando” seu tempo falando de sua vida ou distraindo pessoas estranhas?
Sim, mas e porque ficamos vendo? Porque gostamos de saber o que as pessoas pensam. Todo mundo gosta. 

Mas isso é uma faca de dois gumes. Ao  mesmo tempo que estreita relações distantes, reúne amigos, e ameniza a solidão a exposição nas redes sociais pode complicar as relações reais. Quem nunca arrumou uma briga ou confusão  por causa de Orkut, Facebook ou Twitter? Quantas pessoas deixaram de te conhecer porque vc falou demais ou de menos? Quanto vc já foi julgado e analisado por dizer o que pensa? Tem que ser corajoso para encarar as redes sociais  de cara limpa e arcar com tudo que diz e mostra de si mesmo. Está tudo escrito, alguém pode ter copiado, nada pode ser apagado, como palavras no vento, tá tudo registrado. Sem volta. Mas se está tudo ali, o que mais se tem para conhecer?

Muitas relações reais nascem das relações virtuais, milhares de casamentos se realizam via redes de relacionamentos que são tão marginalizadas  entre as “redes cool” mas que todo mundo teve tem ou terá um perfilzinho em alguma, nem que seja só para ver como é. Muitas paqueras virtuais viram amigos reais e muitos amigos virtuais às vezes se importam mais do que alguns amigos reais. É tudo uma coisa só. Não importa de onde vem. O importante é que venha.

Tem um outro fato que eu observo, as redes sociais também auxiliam na carência das pessoas, os expostos criam legiões de fãs pelos quais são responsáveis! Pessoas que os seguem literalmente. Queira ou não, são formadores de opinião, estarão sempre induzindo algum perdido, para o bem ou para o mal. Dependendo do seu humor. E criam vínculos, conseguem trabalho na TV ou no Radio porque conseguiram mostrar o que pensam.

Muita gente que escreve bem, consegue ser lido, monta seus Blogs e até aparecem em programas de TV, já vi Blogueiro ser entrevistador de celebridade e serem entrevistados por celebridades. Até prostitutas conseguem ser ouvidas e seus Blogs viram livros e até filmes... eu acho isso sensacional. Blogueiros Causam! E o que seria deles sem essa ferramenta? Um nada no meio do nada. Continuariam com suas vidinhas anônimas, ou os mais insistentes estariam com seus poemas, histórias e idéias em papéis enroladinhos debaixo do braço batendo na porta das editoras implorando para serem publicados, lidos, ouvidos. Fotógrafos idem.

Hoje não, editoras vasculham os Blogs em busca de algum talento. Revistas, até internacionais, solicitam fotos publicadas em sites de compartilhamento e pagam por elas. Celebridades e Políticos tem seus Blogs pessoais para mentir ou desmentir a mídia impressa ou os programas de TV que vivem disso.

Tem também o lado mau, onde bandidos não precisam mais sair de casa para pescar suas vítimas, basta um computador para que tenham acesso à rotina das pessoas. Conseguem alvos fáceis, descobrem onde moram, olham as fotos da família e sabem até onde estão essas pessoas naquele exato momento.

Adolescentes e crianças inconseqüentes se expõem em câmeras pessoais, sem saber que no futuro podem queimar seu filme com a própria família, com algum futuro relacionamento ou emprego que estejam interessados. Tudo é gravado, guardado e usado como arma em alguma ocasião. Detetives usam e abusam desses meios para provar traições e evitar pagamento de pensões e conseguir  indenizações por danos morais.

Enfim, se bem usadas as redes sociais podem beneficiar muita gente, mas cuidado com o que vc escreve ou mostra porque algum dia, tudo que vc disser poderá e será usado contra vc. Todo cuidado é pouco. Lembre-se que o peixe morre pela boca. E boca aberta pode entrar doce ou mosca...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...