Analytics

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Me deixem morrer em paz


Hoje ouvi uma história horripilante, minha melhor amiga está com o pai em estado terminal de Câncer, não há mais o que se fazer, o estado dele é muito grave, alimenta-se por sonda e além do cãncer já começou a ter infecções. E mesmo assim nesse estado, ele recebe alta dos médicos para ficar em casa, por um ou dois dias, até piorar e ter que voltar para o hospital.
A rotina é desumana, tanto para ele quanto para minha amiga e a mãe dela, também idosa, que não dormem, não comem e não vivem porque precisam cuidar dele, tanto em casa como no hospital que o acolhe na emergência por dias seguidos, sem interna-lo alegando não ter vagas.

Ontem à noite ele estava em casa, passou mal, eles pegaram um taxi e foram recusados por 3 hospitas que encontraram no caminho antes de chegar ao hospital que o atende. Ele vomitava, defecava e urinava, já estava desmaiado desidratado e só conseguiu a internação depois de um escândalo da minha amiga que teve que chamar a policia para que ele conseguisse um leito.

Aí vem a pergunta, mas ele tem plano de saúde? Tem sim, paga a porcaria a milhões de anos, desde muito antes de adoecer. Pra que? Para na hora que mais precisa ser atendido desse jeito? Não existem vagas? A saúde do país está podre? Os médicos não sabem o que fazer? Os políticos embolsam toda a verba no quesito que um dia eles mesmos vão precisar? Ah! mas ricos não passar por isso. É verdade, por essa humilhação não passam não. Mas não escapam das doenças e morrem delas também. Só que de um jeito "limpo", digno num leito que estão ocupando a meses, até anos, mas ninguém manda eles para morrer em casa no meio de uma convulsão. Porque é chic que alguém chic morra no hospital tal.

Mas para nós... sobra o resto. O que tiver. O que puder ser feito. Temos que ser ricos para apenas ter uma morte digna? Deus que me perdoe, mas acho que uma discussão sobre Eutanásia deveria ser levada mais a sério num país que não tem VAGAS para se morrer em paz.

Amamos tanto nossos animais, à vezes mais do que a muitos seres humanos e a eutanásia veterinária é permitida. Não queremos ver nossos bichinhos sofrendo, e quando não tem mais jeito... aceitamos o sacrifício deles, sem dor, sem humilhação para nós e para eles.

Por que com seres humanos é diferente? por que dá cadeia abreviar o sofrimento de alguém? por que nós não podemos escolher a hora de partir? Eu não entendo isso... Não estou falando de suicídio, nem de assassinato. Estou falando de piedade. De amor...

Ah mas se Deus não levou ainda é porque ainda não é a hora. Deus sabe o que faz. Esse sofrimento é necessário. Já ouvi isso milhares de vezes. Mas mesmo que seja verdade, tem coisa que me nego a creditar. Porque o mundo não é igual. Tem países que tem VAGA para se morrer dignamente. Tem países que cuidam dos seus doentes, dos seus idosos. Tem países que o imposto que se paga se recebe na velhice ou na eventualidade de uma doença sem cura. Aqui não tem! Aqui só os ricos tem esse direito.

Posso me tornar a maior pecadora do mundo, mas se no Cosmos, eu por algum acaso escolhi morrer dessa maneira, se alguma doença grave, sem cura me acometer, se eu não tiver pelo menos de 80% a 100% de chances de cura, não aceitarei tratamento nenhum. Não permitirei cirurgias desnecessárias. Enquanto eu tiver poder de vontade, pegarei todo o dinheiro que eu tiver, me isolarei numa cabana em alguma praia, com algum enfermeiro(a) bem louco. Só tomarei analgésicos ou morfina para não ter muita dor e fim de conversa.
Me deixem morrer em paz!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...